Spotify e a Revolução da Música sob Demanda

Orlando Manzano Morais

Quem um dia poderia imaginar que, ao mesmo tempo em que curtimos a nossa música, seja numa viagem ou na praia, conseguiríamos nos conectar com diversas pessoas do mundo todo, saber o estilo musical de cada um, e além disso, poder escutar as suas playlists, tudo isso num só aplicativo? O Spotify veio para revolucionar o jeito de ouvir música, com a possibilidade de ter qualquer canção do planeta na palma da sua mão, na hora que quiser. Ficou curioso? Quer descobrir mais funções desse aplicativo? Será que vale a pena mesmo usá – lo? Então se liga que nessa matéria que vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o Spotify e apps on demand em geral!

Não faz muito tempo que alugávamos filmes nas locadoras, baixávamos músicas pela Internet e gravávamos programas favoritos na TV, caso não conseguíssemos ver na hora exata que passava. Passado, né? Hoje, com os chamados aplicativos on demand, a nossa vida realmente ficou muito mais fácil. Com o tempo cada vez mais escasso, eles chegam para nos ajudar a otimizar o nosso dia a dia em que nós podemos escolher a hora e os melhores conteúdos para se divertir.

Esse é o caso do Spotify, aplicativo de música em que podemos escutar nossas bandas favoritas, se relacionar com pessoas do mundo todo e descobrir novos álbuns, alguns até mesmo antes da divulgação oficial de cada artista. Uma das funções principais do app é a possibilidade de usá – lo mesmo sem acesso à internet. Basta baixar suas músicas favoritas, criar uma playlist e pronto, você poderá escutá – la em qualquer lugar.

Por outro lado, existem muitas reclamações sobre o preço praticado para a assinatura do Plano Premium. É possível a utilização sem pagar nada, porém com funções muito limitadas e publicidade exagerada. Na verdade, a versão grátis é apenas um teste para ver se interessa mesmo a aquisição do plano principal. Cobrando hoje um preço de R$ 14,90 mensais, o valor é um dos principais vilões para as pessoas que desejam utilizar o aplicativo.

Com isso, independentemente de todos os prós e contras sobre o Spotify, conseguimos concluir que é um aplicativo com um potencial enorme de crescimento, indo ao encontro com a questão do “conteúdo sob demanda”, que falamos no início da matéria. Não queremos mais nos pautar pelo que os meios de comunicação, seja TV, rádio e jornal nos passem, é preciso que eles se pautem pelo que nós queremos ver, escutar ou ler, e o mais importante, na hora que queremos.