Spotify é o novo Jukebox?

paulo sergio alves

Atualmente é difícil uma pessoa que não tenha conhecimento do que seja Spotify, mas e o Jukebox?
O que é o Jukebox que tanto citam em músicas? Como unir os dois? Spotify é um aplicativo que permite o tempo ilimitado de ouvir quase todas as músicas disponíveis no mundo, porém, aos que não são pagantes mensais (“Premium”), tem que aguentar propagandas entre uma música e outra e não podem “pular” para uma de preferência sempre, além de não poder utilizar sem internet.

O Spotify permite ouvir músicas em qualquer lugar, computadores, celulares, televisões, e sem estar conectado, permitindo que qualquer lugar vire uma “festa” de uma hora para outra, além de poder compartilhar as próprias playlists, tudo pode realmente ter uma trilha sonora em tempo integral.

Já o Jukebox não costuma ser de total conhecimento do público jovem, principalmente daqueles que não são amantes das músicas mais antigas que citam o tal. É um aparelho que aciona as canções escolhidas por meio de moedas, dinheiro ou cartão, e costumam/costumavam ser muito vistos em pub’s e lanchonetes. Funcionava quase da mesma maneira que o Spotify nos aparelhos, após acionado com o pagamento, se via no painel as músicas disponíveis, e clicava-se em um botão para ouvir. Os gêneros mais tocados eram Rock N’ Roll e Twist, com relevância do Rock, e todas as músicas eram tocadas por vinis!

De fato para os apaixonados, vão preferir o som vindo de um Jukebox justamente por isso, o som ser “mais puro” por ser de vinil. Entretanto, há muitas semelhanças entre os dois, como se o Jukebox fosse o “pai” do Spotify, onde agitava as noites dos jovens nos estabelecimentos e era o sonho de vários terem um em casa, um tempo onde à internet não existia, e não era tão fácil ouvir os lançamentos em primeira mão.

Mesmo que o Spotify seja uma plataforma fácil de obter música, o Jukebox não deveria ser esquecido, e talvez uma junção de ambos pudesse unir o antigo com o atual e aproximar gerações. Já pensou em chegar a determinado lugar, e ter um Jukebox que possibilite o uso do Spotify?

Obviamente que por meio deste não ia poder ser utilizado vinis, mas seria genial o modo como às gerações iriam se comunicar mais e ter a oportunidade de usufruir dos mesmos meios musicais, afinal, é impossível viver sem trilha sonora, há sempre uma música para tudo, que motive, traga lembranças, para cada data comemorativa, ou até para os momentos tristes, mas imprescindível na vida de cada um.